Presença Portuguesa na India
Expositor : Joel Viana de Lemos
Em 8 de Julho de 1497 partiu de Lisboa uma frota de três naus – a S. Gabriel, a S. Rafael e a Bérrio – e um navio de pequeno porte com mantimentos.
A frota era comandada pelo navegador português Vasco da Gama e tinha como objetivo descobrir o caminho marítimo da Europa para a India
Em 17 de Maio de 1498, a frota alcançou Kappakadavu, próxima de Calecute, no atual estado indiano de Kerala.
Para além das importantes relações comerciais que estabeleceu, Portugal veio a manter uma presença permanente no estado de Goa durante cerca de 450 anos, até 1961.
Indústria fosforeira em Goa
A fábrica de fósforos mais importante em Goa foi a Companhia Fosforeira de Goa, LDA
Em seguida são apresentadas algumas das caixas de fósforos que esta fábrica produziu.
Nota: Em cada etiqueta e caixa de fósforos são indicadas as referencias do “Catálogo das etiquetas de caixas de fósforos – Portugal / Catalogue of Portuguese Matchbox labels” publicado em 1996 e 2013 e nas quatro ultimas etiquetas as referencias do catálogo Sueco “Katalog över Svenska Tändsticksetiketter” publicado por Arne Tejder em 1963. As medidas referem-se à área impressa e estão em milímetros.
São conhecidas etiquetas de outras fábricas:
- Goa Match Works
- B&C Industrial Factory – St Cruz, Goa
- Bragança Y Ca – Nova Goa
Seguidamente são apresentadas todas as etiquetas conhecidas que terão sido produzidas em Goa. Clique em cada imagem para a ampliar.
São conhecidas as seguintes etiquetas de pacote da Companhia Fosforeira de Goa:
Em seguida são apresentadas duas etiquetas, e respetivas etiquetas de pacote, relativas a caixas de fósforos que foram exportadas para Goa pela fábrica sueca Jönköpings Westra Tändstickfabrik.
Clique aqui para retornar à galeria.