Sobrecargas utilizadas pela indústria portuguesa de fósforos na alteração de preço de venda ao público

Caixa de fósforos de 1911 com sobrecarga
Caixa de fósforos de 1911 com sobrecarga

Expositor : Joel Viana de Lemos

Após 1895, com a concessão em exclusivo do fabrico de fósforos, as caixas de fósforos passaram a indicar o preço de venda ao público.

Sobrecarga de 1911 para 2 centavos
Sobrecarga de 1911 para 2 centavos

Com a implantação da República em 5 de Outubro de 1910 a moeda portuguesa, então designada por real, foi renominadada passando a designar-se escudo, dividido em cem centavos. A concessionária do fabrico de fósforos – Companhia Portugueza de Phosphoros (CP) – e, possivelmente alguns distribuidores / vendedores, tiveram que alterar o preço das etiquetas e caixas de fósforos que tinham em fabrico, distribuição ou armazém. Utilizaram sobrecargas através de selo, carimbo ou impressão para atualizarem o preço para essa nova moeda.

Caixa de 1920 com sobrecarga de 8 centavos em preto
Caixa de 1920 com sobrecarga de 8 centavos em preto
Caixa de 1920 com sobrecarga de 8 centavos em azul
Caixa de 1920 com sobrecarga de 8 centavos em azul

Num período de forte inflação entre 1918 e 1923 foram autorizadas significativas e periódicas alterações de preço o que implicou idêntico recurso a selos, carimbos ou sobrecargas para atualização do preço das etiquetas e caixas que tinham em fabrico, distribuição ou armazém. A fábrica utilizou essencialmente sobrecargas cobrindo o preço antigo com algarismos feitos em punção de aço e tinta preta a óleo e os distribuidores / vendedores carimbaram as caixas a tinta azul utilizando algarismos feitos em borracha e almofada de carimbos.

No final dos anos setenta e nos anos oitenta do século passado houve elevadas taxas de inflação com os consequentes aumentos de preço. As duas fosforeiras em laboração em Portugal – a Sociedade Nacional de Fósforos (SNF) e a Fosforeira Portuguesa (FP) -, para fazerem o aproveitamento de algumas bases de impressão que possuíam, tanto de caixas de cartão como de capas de carteiras de fósforos, colocaram sobrecargas com os novos preços aprovados. A partir de 1990 o preço deixa de constar nas caixas e carteiras de fósforos.

Apresentam-se seguidamente a generalidade das sobrecargas (selos, carimbos ou impressões) anteriormente referidos. Entre parêntesis é indicada a catalogação de cada peça /série. Clique em cada imagem abaixo para ampliá-la.

Clique aqui para retornar ao Catálogo de Exposições.

© Copyright BML&BS 1945 - 2023

Powered by Everything WordPress theme